terça-feira, 27 de novembro de 2012

4. Os seres vivos

O objetivo da  biologia é estudar os seres vivos. Como dito anteriormente a biologia é o estudo da vida. Mas o que é um ser vivo? seres vivos são entidades que apresentam as propriedades de reprodução, variação e hereditariedade.
Os seres vivos:
  • São formados por uma ou mais células
  • Podem se reproduzir 
  • podem apresentar crescimento
  • Possuem metabolismo (conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos e que são responsáveis pela transformação e utilização da matéria e da energia);
  • respondem a estímulos
  • evoluem
  • possuem composição química do corpo com predominância dos elementos químicos hidrogênio (H), oxigênio (O),carbono (C)  e nitrogênio (N). Esses elementos formam moléculas complexas chamadas moléculas orgânicas.
A associação entre o hidrogênio, o oxigênio,  e o carbono formam os carboidratos (como a glicose e o amido) e os lipídios (como as gorduras); a associação entre o hidrogênio, o oxigênio, o carbono, o nitrogênio e outros elementos químicos origina as proteínas e os ácidos nucleicos.
Existem dois tipos de ácido nucleico: o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico). ácidos nucleicos contém as informações genéticas responsáveis pelas características dos seres vivos.
Na matéria não-viva os elementos químicos mais abundantes estão representados pelo oxigênio (O), pelo silício (Si) e pelo alumínio (Al).

Composição média dos seres vivos e não-vivos.


3. O método cientifico

 A biologia como toda ciência busca respostas e interpretações para o que ocorre na natureza. A própria palavra ciência deriva do latim e significa conhecer, saber.
Essa busca do "saber", deve ser feita com critério,e esse critério é o método cientifico.
 Os cientistas são pessoas que tem grande capacidade de observação e buscam saber o porquê das coisas.

Etapas do método cientifico:
  1. Observação: análise crítica dos fatos
  2. Questionamento: elaboração de uma pergunta ou identificação do problema a ser resolvido
  3. Formulação da hipótese: Possível resposta a uma pergunta ou solução potencial para um problema. Uma hipótese cientifica é feita com base nos conhecimentos disponíveis sobre o assunto.
  4.  Realização de dedução (verificação da hipótese): previsão possível baseada na hipótese 
  5. Experimentação: teste da dedução ou novas observações.
  6. Conclusão: etapa em que se aceita ou rejeita uma hipótese.
  7. Divulgação: Os cientistas compartilham informações por meio de publicações, encontros, congressos e comunicação pessoais.
Esses são os passos utilizados em pesquisas, para ficar mais claro suponho aqui uma situação: o carro para de funcionar, esse é um fato que ocorreu e que observamos. Agora, usando o método cientifico vamos tentar entender por que o carro parou.
  • Pergunta ou questionamento: O que será que causou isso?
  • Hipótese: A gasolina deve ter acabado.
  • Verificação da hipótese: Observar o marcador de combustível e verificar quantos quilômetros o carro percorreu desde a última vez em que o tanque foi abastecido. O marcador está no zero, e o carro percorreu quilômetros suficientes para o combustível ter acabado. 
  • Experimentação: Coloca-se combustível e o carro volta a funcionar.
  • Conclusão: A gasolina havia acabado.

Bom, agora vocês já sabem como funciona uma pesquisa, foi assim que a ovelha Dolly foi clonada, assim que surgiu a vacina, e tantas outras coisas eficientes para o seu dia-dia.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

2.As áreas de estudo da Biologia


Vou resumidamente mencionar aqui algumas das principais subdivisões da biologia e seus objetivos de estudo.
  • Anatomia: estuda a estrutura e a forma de tecidos, órgãos e sistemas.
  • Botânica: estuda as plantas.
  • Citologia: Estuda a célula, tanto sob o ponto de vista estrutural (morfológico ou anatômico) quanto sob o funcional (fisiológico). A Citologia envolve muitos aspectos da Biologia molecular e Bioquímica.
  • Ecologia: estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente 
  • Embriologia: Estuda a formação e o desenvolvimento dos organismos.
  • Fisiologia: Estuda o funcionamento dos órgãos e sistemas 
  • Genética: estuda a natureza química do material hereditário, os mecanismos de sua transmissão ao longo de gerações e os modos de ação desse material
  • Microbiologia: estuda os fungos 
  • Taxonomia e Sistemática: Estudam as prováveis relações de parentesco entre os seres vivos.
  • Zoologia: estuda os animais.


Porquê estudar biologia?
  Os conhecimentos dos princípios biológicos pode ser a chave para a sobrevivência da espécie humana. O entendimento desses princípios pode nos ajudar a lidar de modo mais inteligente com uma grande quantidade de temas relacionados com o nosso bem-estar. Podemos cuidar por exemplo de nossa saúde, adquirindo noções de nutrição e de higiene, desenvolvendo hábitos saudáveis como:

  • Não fumar;
  • Não usar drogas perniciosas;
  • Podemos entender o problema do lixo urbano e contribuir para sua solução. 
Além de nos mostrar a enorme diversidade de formas vivas que existem em nosso planeta a fazer com que venhamos a respeitar todas elas e a nós mesmo.



1. Biologia: visão geral e origem da vida.


1. O que é Biologia?
 A palavra biologia deriva de duas outras: bio, que significa vida, e logos que significa estudo. Assim a biologia é "O estudo da vida".
 Esse estudo pode ser feito em vário níveis de organização dos seres vivos, desde o molecular, até a relação dos seres vivos, apresentarei um esquema de como (segundo a biologia) deu-se origem a vida.



Definição:
Célula: Unidade morfológica e funcional dos seres vivos.
Tecido: conjunto de células e substâncias intercelular que interagem com a execução de certas funções.
Órgão: conjunto de tecidos.
Sistema: Sistema de órgãos que interagem com a execução de certas funções.
Organismo: Conjunto de sistemas.
População: Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem em um mesmo local.
Comunidade: Conjunto de populações de espécies distintas que vivem em um mesmo local (lobos-guará+ árvores + gramas e outros organismos).
Ecossistema: Comunidade + fatores abióticos (luz+água+ solo e outros)
Biosfera: conjunto dos ecossistemas da terra

Espero que entendam, até mais.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os animais mais rápidos do mundo

Os animais se locomovem pelo ar, pela água e pelo solo. De acordo com o processo evolutivo, atingiram diversas adaptações, dependendo do local onde vivem.

Falcão peregrino (Falco peregrinos)
O mais rápido do ar - 320 Km/h ou mais.

 Ele usa de sua velocidade na hora de caçar suas presas, fecha as asas e mergulha no ar, utilizando a gravidade a seu favor. A espécie mede entre 38 e 53 Cm de comprimento e pode pesar até 1,5 Kg,habitante dos EUA e do Canadá, o falcão se alimenta de outras aves, como pombos e migra para o Brasil na época da primavera podendo ser vista até mesmo em grandes cidades - trocando seu ninho em penhascos no topo de arranha-céus. 

Guepardo (Aciononyx jubatus)
O mais rápido da terra, podendo atingir até 115 km/h













O corpo contribui para que ele tenha agilidade nos movimentos. As unhas, por exemplo, ficam sempre expostas e se fincam no chão, evitando que o animal derrape nas curvas. A cauda longa ajuda a cortar o vento e manter o equilíbrio, enquanto as linhas pretas abaixo dos olhos impedem que o sol atrapalhe as caçadas diurnas.

Agulhão vela (Istiophorus platypterus)
O mais rápido da água - 110 Km/h
Popularmente conhecido como "peixe espada" encontrado nos oceanos tropicais. Tem a extremidade do focinho longa e pontiaguda, que ajuda a cortar a pressão da água, aumentado a velocidade com que se locomove.

Anfíbios


Anfíbios são animais de pele fina e úmida, na qual não ocorrem pelo nem escamas externas Existem no mundo aproximadamente 3.000 espécies de anfíbios, divididos em três grupos:
  • Rãs e Pererecas
  • Sapos
  • Salamandras e o das cobras-cegas.
A grande maioria coloca seus ovos em lagoas e córregos, e na fase inicial de vida são chamados de girinos, posteriormente transformam-se em adultos.



Algumas espécies possuem veneno armazenado em glândulas ou cutâneo. Porém, não utilizam para caça, estas toxinas são formas de defesa apenas quando são atacados por predadores.

Alimentam-se de insetos e outros pequenos animais, contribuindo assim no controle biológico e equilíbrio de espécies na natureza.


Por mais que algumas pessoas julguem desnecessário os sapos, isso aconteceria se eles fossem extintos:

Baleia azul


Essa gigante dos mares chega a ter 30 metros de comprimento, e em relação ao tamanho as fêmeas são  maiores que os machos. A baleia azul pode pesar de 80 até 130 toneladas. Habita em todos os oceanos do mundo. 
Na parte superior da cabeça elas tem dois orifícios chamados sopradores que utilizam para expulsa ar,  água e respirar. A baleia azul produz um som de baixa frequência que pode ser ouvido a 160 Km de distância o que  lhe permite comunicar-se com outras baleias que estejam longes e costuma caçar aos pares e se alimenta de plâncton e peixes.

Coração da baleia azul que pesa cerca de 430 Kg. está exposto no museu "te Papa tongarewa" na Nova Zelândia

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

semelhanças morfológicas


,

Faça tudo o que puder

  • Recicle
  • Não desperdice água
  • Não desperdice energia
  • Plante árvores
  • Cuido do seu MEIO AMBIENTE


Proteja

Cerca de 800 crianças e professores de 14 escolas se posicionaram em uma praia de Hong Kong e formaram o desenho de um golfinho e a palavra"proteja". A ação foi feita para elogiar o governo quanto à decisão de banir a pesca de golfinhos nessa região.
Serve também para os caçadores dos estados do norte do nosso país.

Capitalismo


Futuro?

Sei que não podemos fazer muito, mas façamos o que está ao nosso alcance

  • Utilize caixas de papelão ou ecobags  nos supermercados (se possível não utilizar nenhum), por exemplo:
    Quando vamos comprar pão, não é extremamente necessário usar a sacolinha (:
  • Pare com o uso de aerosóis para "pixar" muros (além de poluir o planeta, é feio)
  • Se você mora em casa terrena plante uma árvore, e se não foi possível apenas algumas plantinhas ajudam (cuidado com os pratinhos com água)

e se você tem mais alguma ideia mande para o meu e-mail: carol_anaaraujo@hotmail.com
Pratique e compartilhe essa ideia.

Troque sua armadura.

A pele das serpentes é a sua armadura, é sempre trocada porque o animal precisa crescer, é também conhecida como muda ou ecdise. Nessa fase, a serpente fica vulnerável, praticamente imóvel e raramente se alimenta.

Entre a pele velha e a nova há um líquido leitoso que deixa a pele opaca, esbranquiçada, da ponta do focinho ao final da cauda. Os olhos também ficam opacos, dificultando a visão.



Para se livrar desta pele, a serpente raspa o corpo em troncos, pedras e demais lugares ásperos. Geralmente a pele sai inteira, primeiro da cabeça, depois continua até o fim da cauda, e é possível identificar a espécie de serpente que a soltou.

Serpentes jovens podem trocar de pele até 10 vezes por ano, caso o crescimento seja rápido, nos adultos - que crescem menos - a troca se dá de 3 a 4 vezes por ano, dependendo também de seu estado fisiológico. Fatores como aspereza do terreno, temperatura, alimentação e idade interferem no número de trocas por ano.