sábado, 22 de dezembro de 2012

Animal do mês: Tartarugas


   A tartaruga marinha (dermochelys coriacea) é um réptil marinho vertebrado. Ela tem a casca que lhe serve de casa., dentes serrados e escamas sobre a cabeça. Segundo uma pesquisa, esse animal viveu na terra e devido à necessidade de alimento passou a viver no mar.
   A tartaruga marinha tem olfato, audição e visão muito desenvolvidos. Atualmente, podem medir 2 metros e chegam a 600 Kg. Elas vivem nas águas tropicais principalmente no litoral. No Brasil são encontradas principalmente em Recife.

São carnívoras ou vegetarianas dependendo da espécie.

Vegetarianas: Comem  principalmente algas, o  que cria condições para viverem no litoral brasileiro.
Carnívoras:  Alimentam-se principalmente de águas vivas, peixes e outros animais do mesmo porte. Devido a contaminação no litoral, essas tartarugas confundem águas vivas com plástico e acabam morrendo engasgadas ou com problemas intestinais.


ACASALAMENTO:

O acasalamento ocorre quando a fêmea escolhe o macho para "namorar", sendo que uma fêmea pode acasalar com vários machos. A fêmea lembra-se exatamente onde nasceu e volta ao mesmo lugar para botar seus ovos. Uma fêmea chega a botar ovos de 4 a 6 vezes por temporada. Sendo que ela bota de 60 a 120 ovos por ninho. Os ovos levam cerca de 50 dias para eclodirem. Porém, há diversos fatores que impedem que as tartarugas possam viver.
  • Alguns caranguejos comem os ovos quando acham o ninho
  • No caminho para a praia, muitos morrem, já que existem aves, lagartos e outros animais a espera para devorá-los
  • Após entrarem na água, tem de passar por outros obstáculos, como peixes e lulas que podem atacá-los. Após crescidos, seus predadores são os tubarões e algumas baleias

As espécies de tartaruga marinha são:
  1. Tartaruga de couro
  2. Tartaruga oliva
  3. Tartaruga cabeçuda
  4. Tartaruga de pente    
    As tartarugas podem viver mais de 120 anos

2 comentários: